sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Demaquilantes

O nome do produto sugere apenas uma função, mas na verdade ele é multiuso. Embora muita gente não saiba, os demaquilantes não servem apenas para remover a maquiagem. Especialistas ouvidos pelo Bolsa de Mulher esclarecem: o produto é quase de primeira necessidade. Ele remove restos de células, resíduos de poluição, excesso de oleosidade e outras impurezas. Ou seja: pode ser considerado um dos principais trunfos para a beleza da sua pele. Nesta matéria, saiba tudo sobre esse importante cosmético.

O dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo, ensina: ao escolher o produto, é importante pensar no tipo de pele. Para as secas, deve-se optar por uma versão em creme ou loções cremosas (leite de limpeza). Já as mistas combinam com leite de limpeza oil free ou mousses (espuma). Nas oleosas, espumas ou géis. Na área dos olhos, cuidado. Escolha produtos oftalmologicamente testados pra não haver risco de irritação. Geralmente essas fórmulas possuem consistência mais oleosa e ao mesmo tempo leve. Isso ocorre para que a retirada das sombras seja confortável.

Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo, ratifica que, além de remover impurezas, os demaquilantes preservam a camada protetora da pele deixando-a macia. Raphaella Bahia, da Clínica Longevitá, tem outra opinião: "Demaquilante não é o produto mais adequado para tirar a sujeira. Para isso é necessário usar outra loção ou gel de limpeza, de preferência recomendada por um dermatologista", alerta. Todos concordam que o produto é mais usado com a finalidade de retirar o make.

Mas que malefícios o excesso de maquiagem pode causar? A dermatologista Paula Cabral, da Clínica Hagla, de Campos, no norte do Estado do Rio, explica: "Não usar o demaquilante pode gerar obstrução dos poros, provocando acne em peles mais oleosas. Além disso, a química da maquiagem agride a pele causando oxidação e produção de radicais livres". Ou seja: quem não limpa a maquiagem corretamente envelhece mais rápido! Nunca durma sem retirar os cosméticos.


Usando corretamente

Os especialistas ensinam: o mesmo demaquilante utilizado no rosto deve ser usado também no pescoço. As fórmulas mais modernas para a área dos olhos são micelares, ou seja, séruns que contêm gotículas de óleo. Dr. Bellini recomenda que aplicação seja feita com discos de algodão prensados, usando quantidades generosas do produto. Inicialmente, faça movimentos horizontais para retirar o excesso de maquiagem.

Troque o algodão na medida em que vá acumulando resíduos. Comece com os movimentos circulares para a retirada mais profunda, desobstruindo os poros. "É fundamental enxaguar o rosto e pescoço com água após a utilização do demaquilante. Essa ação retira os resíduos do próprio produto", ensina Bellini, acrescentando que geralmente esses cosméticos são uma mistura de água e óleo, contendo água termal, ácidos graxos e óleos essenciais.

Marcos Coraza cita outras substâncias comumente encontradas: vegetais, ureia, alantoína, extrato de malva, entre outros. Paula Cabral lembra que existem também os demaquilantes à base de silicone, que fazem a remoção da sujeira sem deixar vestígio oleoso na pele. "Para as maquiagens à prova d'água, os demaquilantes bifásicos são mais eficazes", garante a especialista. Ela indica ainda os lencinhos demaquilantes, que são superpráticos porque já vêm com o produto: "É só passar no rosto todo, tirando a base, corretivo e o que mais estiver usando. Se achar que não saiu tudo, repita o procedimento. Enquanto o lencinho não estiver limpo, o rosto estará sujo", simplifica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário